sexta-feira, 9 de maio de 2008

CAMAÇARI, REALIZA O 1º Encontro de Negras e Negros

O Coletivo Feminista MARIAS, saúda todas as irmãs e irmãos Negras e Negros, do município de Camaçari. Para nos esse é mais uma oportunidade de estarmos juntas e juntos na construção de um novo modelo de políticas sociais para o nosso município.
O Movimento Negro de Camaçari a partir da nova concepção de esquerda democrática e popular que se estourou nesse município ganhou notoriedade no cenário político, e isso se manifesta com varias ações pautada deste a primeira conferência municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial.
Podemos sinalizar algumas vitórias e avanços como: O reconhecimento e titulação da Comunidade Quilombola de Cordoaria. Resgatando a Identidade e dignidade da população nativa do local. A criação de um Observatório de Combate a Discriminação Racial, Violência Contra a Mulher e Homofobia que funcionou pela primeira vez durante o Camafolia a finalidade desse mecanismo de intervenção e importante recurso de combate a crimes de ordem; Racistas, Machistas, Sexistas e Homofobias são de denunciar e coibir crimes contra a pessoa humana. Ações nas escolas municipais com o objetivo de implementar a Lei Federal 10.639/2003, que inclui no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática História e Cultura Afro-Brasileira.
A cara do nosso povo começa a ter visibilidade em um projeto visual inovador que deixa em evidencia a pluralidade presente em nossa cidade. A Beleza Negra é reconhecida em materiais publicitários de boas vindas e de saída da cidade. Não se vê mais pessoas com perfis europeus nas peças de publicidade, o que se vê é a cara da nossa gente, contribuindo com o processo do resgate de nossa auto – estima e cidadania. Um Jovem Negro dando as boas vindas, e também uma Mulher Mãe Negra, afagando seu filho. É importante salientar que todos são moradores da cidade. Temos continuar como tarefa a superar o velho contraste social que o Povo Negro de Camaçari foi vitima. Chegou à hora do nosso povo ocupar e participar do exercício e dos espaços de poder.

Poder para o Povo Preto!

Nenhum comentário: