terça-feira, 6 de maio de 2008

DIA MUNDIAL CONTRA HOMOFOBIA 15 de Maio 2008

Dia mundial de combate a HOMOFOBIA na Bahia

Estima-se que existem mais de 600 milhões de homossexuais em todos os continentes, cerca de 10% da população mundial. Apesar da Organização Mundial de Saúde e principais associações científicas internacionais garantirem a normalidade da homossexualidade, em mais de 80 países da África, Oriente e América Latina, ainda há leis que perseguem os homossexuais, incluindo prisão perpétua, açoites e pena de morte. Apesar de o Brasil ter descriminalizado a HOMOSSEXUALIDADE desde o fim da Inquisição, em 1821, ainda hoje os homossexuais constituem a minoria social mais discriminada em nossa sociedade, pois não contam com o apoio das Igrejas, sofrem discriminação no exército, no trabalho, nas escolas e sobretudo dentro de casa, onde muitos jovens homossexuais sofrem violência física e são expulsos do lar.
O DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA HOMOFOBIA comemorado oficialmente no dia 17 de maio, tem como objetivo garantir aos homossexuais a cidadania plena, revogando as leis discriminatórias e todas manifestações de intolerância anti-gay. É um grito contra a intolerância, pela igualdade de direitos das minorias sexuais. E, 2007 foram assassinados um total de 122 homossexuais no Brasil, e mais de 50 só em 2008! Absurdo!
Homofobia, conceituada como o ódio irracional contra os homossexuais, se manifesta através do insulto, preconceito, discriminação, violência psicológica e física, chegando até à morte. Mais de cem homossexuais são barbaramente assassinados no Brasil todos os anos, vítimas desta intolerância. Na Bahia todos os meses um ou dois gays e travestis são mortos, vítimas de crimes homofóbicos. O Brasil é o campeão mundial de homicídios contra gays, seguido do México e Estados Unidos.
Segundo Marcelo Cerqueira, Presidente do GGB, “HOMOFOBIA é uma espécie de racismo sexual baseada na ignorância e na intolerância machista que só considera normal a heterossexualidade, desprezando e discriminando As Lésbicas, Gays,Travestis e Transexuais. Todo homófobo tem problemas sexuais: alguns matam para provar que são machos de verdade!” Como o racismo, a homofobia é considerada crime nos países mais civilizados do mundo, assim como nas principais capitais brasileiras, incluindo mais de 80 municípios e quatro Estados. Em Salvador a Lei Municipal 5275/97, proíbe e pune a discriminação anti-homossexual com multa de até 3 mil UFIRs.
17 de Maio DIA MUNDIAL CONTRA A HOMOFOBIA: Foi escolhida esta data em lembrança a 17-5-1990, quando a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou oficialmente que a homossexualidade é um comportamento normal e a livre orientação sexual um direito humano fundamental. O DIA MUNDIAL CONTRA A HOMOFOBIA conta com o apoio da principal entidade homossexual mundial, a ILGA (Associação Internacional de Gays e Lésbicas), da ABGLT (Associação Brasileira de Gays, Lésbicas e Transgêneros) , da ONU, sendo introduzida no Brasil pelo Grupo Gay da Bahia. Foi idealizada internacionalmente pelo cientista social L.G. Tin, autor do principal dicionário sobre homofobia, editado em Paris em 2003. Eis sua justificativa sobre tal evento: “Propomos este Dia Mundial de Luta Contra a Homofobia com o objetivo articular ação e reflexão, com vista a combater todas as formas de violência física, moral ou simbólica ligadas à orientação sexual ou à identidade de gênero.

Ele tem a finalidade de suscitar, apoiar e coordenar todas as iniciativas que contribuam para a igualdade entre os cidadãos nesta matéria, isto em todos os países onde esta iniciativa seja possível. A organização de um dia de luta contra a homofobia em cada país permitirá inscrever as nossas lutas numa iniciativa de solidariedade com todas as pessoas lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros (LGBT) do mundo inteiro. “Mas também se trata de inscrever as nossas lutas numa iniciativa mais global de defesa dos direitos humanos.”
Na Bahia o DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA HOMOFOBIA contará com as seguintes atividades: Dia 15 de maio, 5ª feira:
· 16hs: coletiva na Sede do GGB com divulgação dos assassinatos de homossexuais da Bahia e Brasil em 2008 (mais de 50 até abril)· 16hs: leitura na Assembléia Legislativa de documento alusivo a esta data· 18hs: concentração na Entrada da Câmara Municipal com cartazes e distribuição de material informativo· 18h30: Sessão Especial Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador, requerida pelo Vereador Valdenor Cardoso, Presidente.

DIA MUNDIAL CONTRA HOMOFOBIA 15 de Maio 2008, 5ª feira



Nenhum comentário: